quarta-feira, 26 de junho de 2024

Desempenho nas tarefas domésticas

 Há sempre aqueles que deviam muitas vezes estar calados em vez de meterem "cocos" na cabeça das pessoas da casa dos outros. Se não sabe ou não tem a certeza, então esteja calado. Ninguém lhe vai dar um prémio. "Cocos" tornam-se ativos tóxicos em vez de ativos complementares. 

 Informação que não é devidamente posta à prova seja por onde der. Há um sentido amplo: como foi com as lâmpadas mais eficientes, bombas de água mais eficientes, etc. Uma pessoa perante os problemas encontrados consegue aos poucos criar um método de trabalho como é o caso de um caderno de encargos; mas está perante pessoas pouco disciplinadas, pouco sistemáticas, pouco abertas às perguntas que eu faço e pouco dispostas a aceitar o que uma pessoa diz.
 "Cocos" que são uma doença muito complicada. Quando as pessoas não têm cabeça para pensar é um problema. Esse é o problema da informação. Muitas vezes são coisas que só mandam uma pessoa abaixo ou acabam por fazer uma pessoa viver numa "prisão". Há ideias muito complexas que falham por motivos muito simples.
 Engenharia informática que é capaz de trabalhar todo o tipo de informação. A informação é que manda.
 Se uma pessoa tinha por hábito ler os livros da faculdade, então inventa-se mentiras sobre os livros. O Bill Gates pode ler muitos livros, mas uma pessoa por uma questão de recursos procura ser mais seletivo.

 Querer voltar irmão contra irmão?
 Uma pessoa é obrigada a mudar para uma estratégia diferente do que era suposto. Não se queixem.

 Tirar um curso serve para alguma coisa. Não é um curso qualquer. Um curso que merece todo o devido respeito.

Conclusão: o desempenho torna-se baixo, mas são os obstáculos que uma vez superados nos tornam melhores.

O mundo é complicado? Só agora é que descobriste?

 A universidade é muitas vezes a melhor maneira que uma pessoa tem para desenvolver bons princípios, boas regras e bons valores. O maior problema é se a empresa para onde a pessoa vai trabalhar está ou não disposta a aceitar isso. Parece que querem forjar uma conclusão à força toda. É que caso uma pessoa não consiga colocar em prática esses mesmos princípios, valores e regras; até parece que à partida não está boa da cabeça, o que não é verdade de maneira alguma.

 Muitas vezes conhecimento é raciocínio lógico e não a linguagem ou sistema operativo em causa (exemplo). O mais importante é estar preparado para lidar com as situações no dia-a-dia (ser desenrascado).

É preciso conhecimento para fazer as coisas bem feitas e como deve ser, mas qual o grau de sofisticação de que precisam? 

É como se tivessem medo que prove alguma coisa.

Conclusão: procurando ser bom para as empresas, mas vejam bem quando tentamos fazer por eles.