terça-feira, 28 de dezembro de 2021

O Metaverso

 Prefiro outras prioridades no mundo da informática. Além de biliões em turismo espacial tiveram de inventar outro problema ainda maior. Tirem o dinheiro todo dessa gente, antes que dêem cabo de tudo! Há muitos problemas aqui na Terra.

As empresas precisam de se inspirar mais nos animais e nas plantas, porque são muitos anos de evolução que nos ensinam a sobreviver. Animais e plantas que nos ensinam a importância da união e da cooperação, tendo esses conceitos a necessidade de serem melhor explorados. Animais e plantas que procuram ser eficientes e eficazes como referido. Etc e etc. Concordo em certa medida com a Internet das coisas, avanços na condução autónoma e tudo o que aumente a segurança ou que melhore a gestão das nossas coisas. Gestão que precisa de se preocupar com o retorno de investimento. Gestão onde as coisas precisam de ser feitas com a melhor lógica possível por detrás.

 


Não precisamos de algo que se intrometa ainda mais nas nossas vidas.

Lógica onde já não basta obter cultura organizacional ou seja do que for, para depois darem uma importância parva a uma pessoa. Lógica onde uma pessoa alinha metas e objectivos com toda a antecedência possível e de forma visível, mas que ao contrário do suposto trocam tudo e ninguém os pode contrariar por isso. Que grande lógica de nação quando o governo cria instituições que procuram sugar mais e mais recursos.

Aprecio muito um Homem rico que compre um carro da Tesla a electricidade e não um carro da Porsche a gasolina. Não está a investir em vaidade, mas sim em algo que faça sentido para ele e para os outros. Faz sentido pelo facto de ganhar em segurança dele e dos outros que andam na estrada e nisso são muitos os mecanismo que o Tesla tem para oferecer. Faz sentido pelo conforto. Faz sentido pelo planeta onde ele vive. Faz sentido pela autonomia. Faz sentido pelos sítios onde pode abastecer o carro. Faz sentido pelo número de vezes que irá à oficina em vez de andar a passear com ele. Faz sentido pelo dinheiro que gasta da empresa ou empresas de que é proprietário. No fundo o que está em causa é mais um tipo de investimento.

Vivemos num mundo mal gerido e para perceber isso não é preciso ser um génio. 


 

Temos exemplos como a pandemia, onde o simples facto de os países ricos não distribuírem as vacinas pelos pobres, estão a permitir ao vírus fazer mutações para depois serem os países ricos a sofrerem com as novas variantes. Novas variantes onde é tão triste como andar a desmentir a teoria da evolução das espécies. Desmentir a teoria da evolução das espécies como se isso fosse provar ou refutar a existência de Deus. É esse tipo de coisas que levam a pensar: para quê uma pessoa vai obter seja que conhecimento for? Gestão, Knowledge Management Systems (KMS) e pandemia?

 Enquanto houver pessoas que não aceitam a realidade, isso dificulta e muito um dos papéis dos KMS que consiste na aplicação de conhecimento. KMS como se fossemos uma máquina de gerir o planeta. Se queremos melhorar o Facebook, então o que tem de mal? É um mau gestor. Porquê? Por causa da maneira como muitas vezes é feita a distribuição de informação (outro papel dos KMS). De que maneira o cérebro humano consegue funcionar melhor segundo a ideia por detrás dos KMS?

O rendimento é igual à divisão da energia útil pela energia total. O máximo teórico é de 100%.

Temos exemplos como as alterações climáticas. O metaverso vai ser uma máquina de beber a electricidade dos servidores e dos dispositivos de rede. Estou mais que contente com o modelo 2D da Internet.

 Mundo mal gerido pelo uso dado aos recursos do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário