quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Como inutilizam os saberes académicos - o resultado de quem não faz nada

 O mesmo que diz que o GnuCash não serve para nada é o mesmo que despreza toda a cultura financeira que lhe tentei transmitir, é o mesmo que quem manda. Qual o papel assumido só para complicar as coisas?

 É contabilista. Parece que são instruídos precisamente para atrapalhar em vez de causar progresso. Parece que desenvolvem uma cultura ainda mais devastadora do que aquela de quem em nada tem haver com o dinheiro. Uma pessoa quer usar as melhores práticas e em vez de ter o crescimento pessoal que merece é lhe colocado todo o tipo de obstáculos. Todo o tipo de obstáculos que só tem uma solução: emigrar como todo o mundo faz, mas fazem-se sempre do mais complicado que pode haver. Do mais complicado que resulta na gente ter-se de chatear mesmo a sério.

 Que cultura financeira é essa?

 É o que se aprende com jogos de tabuleiro como o "CashFlow", "Paga e Cala", "Jogo da vida" ou a "Bolsa". Qual o propósito disso?

 Cultura financeira que ajuda a tomar decisões com base nos conhecimentos de contabilidade. A ideia de exercer uma profissão é estar em melhoramento e aperfeiçoamento constantes. A verdade é que muitos erguem ou ergueram bons volumes de dinheiro cá no Algarve sem precisarem de nada disso. A verdade é que tudo isso bem pode não servir de nada por causa da desgraça alheia. Todos os Homens criam os seus infortúnios e isso já pode ser o resultado de apanhar com o seu azar, que é a desgraça alheia. O que mais me incomoda no meio disto tudo?

 Tem haver com as aulas de Sistemas de informação empresariais, em que a área funcional contabilidade e finanças tinha o seu destaque no meio das outras. 

 "Jogo da vida" que ensina a estratégia de que mais vale as oportunidades do que a eficiência.

 O resultado disto é que fica para os outros se aproveitarem.

sábado, 4 de janeiro de 2025

Quando não se tenta conciliar pessoas de diferentes áreas do conhecimento

Antes de mais é preciso referir que este comportamento se tem revelado recorrente e que há mais situações do género que prefiro não referir. Eu nunca duvidei das capacidades dessa pessoa em causa.

Um exemplo tem haver com os quadros de pintura de uma casa de férias.

Seria suposto aplicar a ideia: decorar segundo o objetivo.

Fui acusado com total rejeição que estava a buscar pormenores e detalhes. Se acha que assim essa pessoa está a agir de maneira correta, então vá estudar a biografia de Steve Jobs. Steve Jobs fundou a Apple.

É precisamente por causa das vantagens da disciplina de comportamento organizacional que Steve Jobs era campeão em fazer suas as ideias dos outros.

 O que é certo é que com gente assim nunca se conseguirá ter um crescimento pessoal.

Que esta postagem seja para ajudar a mudar o comportamento do visado, caso contrário não irá muito longe com as suas ideias e atitudes.