quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Como inutilizam os saberes académicos - o resultado de quem não faz nada

 O mesmo que diz que o GnuCash não serve para nada é o mesmo que despreza toda a cultura financeira que lhe tentei transmitir, é o mesmo que quem manda. Qual o papel assumido só para complicar as coisas?

 É contabilista. Parece que são instruídos precisamente para atrapalhar em vez de causar progresso. Parece que desenvolvem uma cultura ainda mais devastadora do que aquela de quem em nada tem haver com o dinheiro. Uma pessoa quer usar as melhores práticas e em vez de ter o crescimento pessoal que merece é lhe colocado todo o tipo de obstáculos. Todo o tipo de obstáculos que só tem uma solução: emigrar como todo o mundo faz, mas fazem-se sempre do mais complicado que pode haver. Do mais complicado que resulta na gente ter-se de chatear mesmo a sério.

 Que cultura financeira é essa?

 É o que se aprende com jogos de tabuleiro como o "CashFlow", "Paga e Cala", "Jogo da vida" ou a "Bolsa". Qual o propósito disso?

 Cultura financeira que ajuda a tomar decisões com base nos conhecimentos de contabilidade. A ideia de exercer uma profissão é estar em melhoramento e aperfeiçoamento constantes. A verdade é que muitos erguem ou ergueram bons volumes de dinheiro cá no Algarve sem precisarem de nada disso. A verdade é que tudo isso bem pode não servir de nada por causa da desgraça alheia. Todos os Homens criam os seus infortúnios e isso já pode ser o resultado de apanhar com o seu azar, que é a desgraça alheia. O que mais me incomoda no meio disto tudo?

 Tem haver com as aulas de Sistemas de informação empresariais, em que a área funcional contabilidade e finanças tinha o seu destaque no meio das outras. 

 "Jogo da vida" que ensina a estratégia de que mais vale as oportunidades do que a eficiência.

 O resultado disto é que fica para os outros se aproveitarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário